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Como um chargeback é debitado na Appmax

Entenda como a Appmax realiza o débitos de Chargebacks dentro da plataforma.

Se houver um chargeback ou estorno em sua operação, a Appmax debita o valor da transação do seu saldo disponível para saque ou antecipação, para reembolsar o cliente.

Caso o débito seja superior ao disponível, seu saldo ficará negativo até que seus valores Não Antecipáveis serem liberados. Caso os valores Não Antecipáveis também não sejam suficientes, será necessário quitar seus débitos.

Para quitar os débitos, você pode continuar processando pedidos na plataforma, até que o saldo devedor seja quitado, ou entrando com a equipe responsável clicando aqui.

Ao receber um chargeback, o valor total da transação é separado em dois débitos, um com o valor original recebido em sua conta, e outro com as taxas de processamento e parcelamento da plataforma.

Por exemplo: se um cliente faz uma compra de R$100,00, você recebe R$95,00 e a Appmax cobra R$5,00 de taxas de processamento. Se ocorrer um chargeback, o valor total da transação R$100,00 será debitado do seu saldo em dois débitos separados: R$95,00, que é o valor que você recebeu, e R$5,00, referente às taxas de processamento. Appmax continua recebendo o valor das taxas de processamento.

Ou seja, quando ocorre um chargeback, você acaba tendo um prejuízo, pois, embora tenha recebido R$95,00 como neste exemplo, precisará estornar o valor total de R$100,00 ao seu cliente. Isso acontece porque a Appmax processou a transação e, como temos custos operacionais, como taxas às emissoras de cartões de crédito e sistemas antifraude, esses valores precisam ser sanados.

Importante: No exemplo acima, utilizamos uma taxa de 4,99%, mas essa não será necessariamente a taxa cobrada.

Você pode consultar seus chargebacks e seus débitos seguindo os seguintes passos:

  1. Selecione Relatórios no menu lateral esquerdo.

  2. Clique em Exportação de Pedidos.

  3. Selecione Pedidos.

  4. Selecione o status Pedidos Estornados, os dados que deseja que apareçam no relatório e a extensão do arquivo (ao realizar essa exportação, a planilha gerará pedidos estornados e chargebacks).

Você também pode criar um relatório específico para chargebacks, onde você filtra o período selecionado e o sistema exibirá diversos dados.

Para gerar um Relatório de Chargebacks, basta seguir os seguintes passos:

  1. Selecione Relatórios no menu lateral esquerdo.

  2. Clique em Relatório de Chargebacks.

  3. Selecione a Empresa e o período que você deseja visualizar os chargebacks (caso seja mais de um mês, as informações mensais serão separadas em colunas).

Assim que você entra na tela de Relatório de Chargeback, você pode visualizar seu Índice Global de Chargebacks, que é média de chargebacks ocorridos nos últimos 12 meses de sua operação.

Quando você filtra o período desejado, o sistema relata as principais informações sem precisar realizar a exportação da planilha. As informações geradas são:

  • Mês selecionado.

  • Índice de chargebacks naquele mês.

  • Quantidade de pedidos via cartão de crédito naquele mês.

  • Pedidos com chargeback (contempla os status em tratativa, disputa, perdidos, finalizados e ganhos) naquele mês.

Para gerar um relatório mais detalhado, você deve selecionar a empresa e o período desejado. No mês que você deseja gerar informações mais detalhadas, clique no botão , na lateral direita, e selecione Exportar Pedidos ou Ranking Produtos.

Se selecionar Exportar Pedidos, você gerará uma planilha .csv que contém as seguintes informações:

  • ID do pedido (order_ID).

  • ID do produto (produtct_ID).

  • ID do site (site_ID).

  • Quando o pedido foi criado (created_at), pago (paid_at) e estornado (refunded_at).

  • Valor total estornado do parceiro (partner_total)

Se selecionar Ranking Produtos, o sistema gera uma tabela dos itens com maior volume de chargeback no mês filtrado, com posição, nome do item e quantidade de chargebacks.

Para evitar um alto índice de chargebacks em sua operação, confira este artigo.

Para entender o que é um Chargeback, acesse este artigo.

 

Obs.: A Appmax monitorará o índice de chargeback do seu estabelecimento (total de vendas/total de chargebacks) como indicativo da saúde de sua operação. Como subcredenciadoras, somos corresponsáveis e passíveis de penalidades junto às bandeiras quando há índices excessivos. Recomendamos que siga as orientações listadas para manter seu índice abaixo de 1,5%, pois patamares superiores serão passíveis de notificação do setor de Risco.

 

Alguns chargebacks não são contestáveis. Se quiser saber como evitar um chargeback, confira este artigo