Entendendo o Status Não Autorizado
Saiba o que fazer caso seus pedidos apresentem o status Não Autorizado.
Neste artigo, você entenderá em que situações seus pedidos podem apresentar o status Não Autorizado, assim como analisar os detalhes para saber quais medidas tomar.
Pedidos via Cartão de Crédito
O status Não Autorizado em pedidos via cartão de crédito indica que a emissora do cartão recusou a transação. Neste cenário, a Appmax nem mesmo inicia a análise antifraude, não havendo possibilidade de aprovação. O melhor a se fazer neste cenário é indicar que o cliente realize um novo pedido com outro cartão de crédito, ou que verifique com seu banco o que ocorreu.
Para entender em mais detalhes o motivo da recusa, você pode consultar o Código de Resposta da adquirente.
Como consultar Códigos de Resposta
Para consultar qual é o Código de Resposta em determinado pedido, basta seguir os passos abaixo. Estes passos são válidos apenas para pedidos via cartão de crédito.
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Inicie sessão no Painel Administrativo.
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No menu lateral esquerdo, acesse Pedidos.
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Localize e acesse o pedido.
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Na seção Pagamento, clique em Informações de Pagamento.
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O Código de Resposta e a Mensagem da Adquirente estarão disponíveis em Dados de retorno.
Importante: O Código de Resposta e a Mensagem da Adquirente são as únicas informações que temos disponíveis sobre o motivo da recusa da transação. O time de suporte não pode fornecer informações adicionais.
Pedidos via Pix e Boleto
Os pedidos realizados via Pix e boleto tem prazo limite para pagamento, que são de 30 minutos para Pix e 2 horas para boleto. No entanto, esses prazos podem ser personalizados para cada loja.
Ao efetuar um pedido utilizando esses métodos de pagamento, o status inicial será Pendente, o que indica que o pagamento ainda não foi realizado pelo cliente.
No caso dos pedidos feitos por Pix, se o pagamento não for efetuado dentro do prazo, o status será alterado para Não Autorizado. Nessa situação, é recomendável orientar o cliente a fazer um novo pedido caso seja de seu interesse.
Por outro lado, os pedidos via boleto, apesar de também possuírem um prazo limite para pagamento, não exibem o status Não Autorizado. Eles permanecem como Pendente, mesmo após o limite para pagamento expirar. Os clientes têm a opção de efetuar o pagamento de boletos vencidos, o que resultará na aprovação do pedido.