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Entendendo o Status Não Autorizado

Saiba o que fazer caso seus pedidos apresentem o status Não Autorizado.

Neste artigo, você entenderá em que situações seus pedidos podem apresentar o status Não Autorizado, assim como analisar os detalhes para saber quais medidas tomar.


Pedidos via Cartão de Crédito

O status Não Autorizado em pedidos via cartão de crédito indica que a emissora do cartão recusou a transação. Neste cenário, a Appmax nem mesmo inicia a análise antifraude, não havendo possibilidade de aprovação. O melhor a se fazer neste cenário é indicar que o cliente realize um novo pedido com outro cartão de crédito, ou que verifique com seu banco o que ocorreu.

 

Para entender em mais detalhes o motivo da recusa, você pode consultar o Código de Resposta da adquirente.


Como consultar Códigos de Resposta

Para consultar qual é o Código de Resposta em determinado pedido, basta seguir os passos abaixo. Estes passos são válidos apenas para pedidos via cartão de crédito.

  1. Inicie sessão no Painel Administrativo.

  2. No menu lateral esquerdo, acesse Pedidos.

  3. Localize e acesse o pedido.

  4. Na seção Pagamento, clique em Informações de Pagamento.

  5. O Código de Resposta e a Mensagem da Adquirente estarão disponíveis em Dados de retorno.

Importante: O Código de Resposta e a Mensagem da Adquirente são as únicas informações que temos disponíveis sobre o motivo da recusa da transação. O time de suporte não pode fornecer informações adicionais.


Pedidos via Pix e Boleto

Os pedidos realizados via Pix e boleto tem prazo limite para pagamento, que são de 30 minutos para Pix e 2 horas para boleto. No entanto, esses prazos podem ser personalizados para cada loja.

Ao efetuar um pedido utilizando esses métodos de pagamento, o status inicial será Pendente, o que indica que o pagamento ainda não foi realizado pelo cliente.

No caso dos pedidos feitos por Pix, se o pagamento não for efetuado dentro do prazo, o status será alterado para Não Autorizado. Nessa situação, é recomendável orientar o cliente a fazer um novo pedido caso seja de seu interesse.

Por outro lado, os pedidos via boleto, apesar de também possuírem um prazo limite para pagamento, não exibem o status Não Autorizado. Eles permanecem como Pendente, mesmo após o limite para pagamento expirar. Os clientes têm a opção de efetuar o pagamento de boletos vencidos, o que resultará na aprovação do pedido.