Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Configurando o funil de SMS

Saiba como configurar o funil de SMS na Appmax para melhorar a conversão da sua loja.

Este artigo ensina o passo a passo de como configurar um Funil de SMS. Caso queira exemplos de modelos de mensagens que possam ser enviadas ao seus clientes, aumentando sua conversão, acesse este artigo.

 

Uma das principais ferramentas do AppMarketing é o Funil de SMS, que realiza o envio de mensagens de texto para leads e clientes em diferentes momentos de sua jornada de compra, como boleto ou PIX gerado, pedido pago, vencido, entre outros. O custo por envio é de R$0,08.

Para configurar o funil, é necessário habilitar o SMS - Gerenciador Financeiro. Para isto, basta seguir estes passos:

  1. Selecione Configurações, no meu lateral esquerdo.

  2. Clique em Funis de SMS.

  3. Selecione Configurações de Conta.

  4. Clique em SMS - Gerenciador Financeiro.

  5. Em Habilitar SMS Manager Appmax, selecione o botão cinza Inativo para que ele fique verde e Ativo.

  6. Escolha o site responsável pelo envio.

  7. Selecione se o funil será automático (Ativo) ou não (Inativo).

  8. Clique em Salvar.

Após habilitar o SMS - Gerenciador Financeiro, é necessário criar o funil. Para isto, siga estes passos:

  1. Retorne ao menu Funis de SMS.

  2. Clique em Adicionar Funil.

  3. Escreva o Nome do Funil e clique em Salvar.

Após ter criado o funil, é necessário criar os modelos de mensagens (templates) que serão disparados. Você pode escolher estes grupos de clientes e eventos:

  • Interessados - Clientes que não finalizaram uma compra (abandono de carrinho).

  • Cancelados - Clientes que tentaram realizar uma compra com cartão cancelado ou erro de digitação.

  • Boleto Criado - Quando o boleto de uma compra fica disponível para pagamento.

  • Boleto Vencido - Quando o prazo de pagamento do boleto de uma compra expira.

  • Upsell - Clientes que efetuaram um upsell de 1 clique (disponível somente se parceiros utilizam o Checkout da Appmax).

  • Pedido Pago - Clientes que pagaram um pedido.

  • Pedido Call Center - Clientes que tiveram uma compra via AppCall.

  • Assinatura com falha - Clientes cujo pagamento de uma assinatura ou compra recorrente não foi efetivado.

  • Chargeback em disputa - Quando uma solicitação de chargeback for contestada via bandeira ou cobrança ativa, o cliente solicitante recebe um SMS.

  • PIX gerado - Quando a chave PIX de uma compra fica disponível para pagamento.

Não é necessário criar um template para todos estes grupos de clientes e eventos, somente os que quer disparar um SMS.

Importante: Assim que criar o Funil SMS, é necessário selecionar Vincular Sites e escolher em quais dos seus sites o funil criado deverá disparar as mensagens de texto.

Para criar um modelo de mensagens, basta selecionar o grupo ou evento desejado, clicar em + Adicionar e preencher os campos abaixo:

  • Nome do Modelo (Identificação): Nome do template, utilizado para identificação no sistema.

  • Corpo da Mensagem enviado no SMS: Texto que será enviado ao cliente.

    • Você pode utilizar algumas variáveis para personalizar a mensagem aos seus clientes, identificadas por Variáveis Disponíveis. Parceiros que utilizam o Checkout Appmax possuem acesso a mais variáveis.

    • Existem algumas palavras que não poderão ser usadas e serão removidas durante o envio, identificadas por Palavras Restritas.

  • Novo Link Encurtador: Neste campo você pode inserir um link que será encurtado no SMS, ocupando menos caracteres e permitindo que você veja quantos cliques teve. Após inserir o link neste campo, basta clicar na variável Meu_link para inserção no corpo da mensagem.

  • Inserir Link: Caso tenha um link cadastrado em um template anterior, você pode selecionar esta opção.

  • Configuração de Envio: Aqui você definirá quem fará o envio do SMS ao cliente. Caso tenha integrado uma plataforma de SMS Marketing, selecione ela. Caso contrário, selecione Appmax SMS Manager.

  • Horas, Minutos e Segundos de Delay: Tempo para o SMS ser enviado ao cliente após ele entrar no grupo selecionado ou evento ocorrido. Esse delay pode ser configurado em horas, minutos e/ou segundos.

Depois de criar o template, basta clicar em Salvar na parte superior da tela.

 

Caso queira visualizar quantas vendas obteve após o envio de SMS, você precisa utilizar a opção Novo Link Encurtador, oferecido no momento em que configura o corpo da mensagem, ou o parâmetro utm_source=sms caso utilize o checkout da Appmax.