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O que é um chargeback?

Em compras com cartão de crédito, seus clientes podem solicitar chargeback. Entenda como funciona.

Chamamos de Chargeback, o processo em que o cliente contesta uma compra realizada via cartão de crédito. Isso pode acontecer quando o cliente deseja cancelar a compra por motivos como: o titular do cartão não reconhece a compra, o cliente não recebe a mercadoria, o valor da compra está errado na fatura, entre outros motivos.

A solicitação de chargeback só pode ser feita pelo cliente final diretamente ao banco emissor do cartão de crédito, sendo a operadora do cartão a responsável pelo processo de devolver o valor cobrado ao cliente.

Quando recebemos uma solicitação de chargeback, a Appmax automaticamente envia um e-mail detalhando as informações sobre a solicitação. Você não precisa responder a este e-mail, mas deve conferir se o código de rastreio do pedido está inserido na plataforma, conforme este artigo, em um prazo de até 5 dias úteis.

Se você vende infoprodutos, a análise será iniciada assim que a plataforma receber a solicitação de chargeback.

Nem todos os chargebacks podem ser contestados, devido ao exercício do direito de arrependimento dentro dos prazos legais.

Se quiser saber como evitar um chargeback, confira este artigo. Caso queira entender como contestamos um chargeback, confira este artigo. Se quiser entender melhor os status de chargeback dentro da plataforma, confira este artigo. Para saber como um chargeback é debitado na plataforma, confira este artigo.