Status de pedido na Appmax
Informações sobre os diferentes status que um pedido pode ter dentro da plataforma.
Existem diversos status de pedidos dentro da Appmax, podendo variar baseado no tipo de pagamento, análise de fraude, resposta da adquirente, entre outros fatores.
Os pedidos podem apresentar os seguintes status:
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Pendente
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Pagamento Pendente
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Pagamento Aprovado
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Não autorizado
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Análise Antifraude
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Recusado por Risco
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Estornado
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Chargeback
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Chargeback recuperado
Pendente
Pedidos via cartão de crédito com processamento pendente. Este status é atualizado para Análise Antifraude.
Pagamento Pendente
Os pedidos com status Pendente podem ser de 2 tipos: boletos e chaves pix gerados que ainda não foram pagas e pedidos criados via API que ainda não tiveram um pagamento processado. Após a compensação do boleto ou chave pix, o pedido terá seu status modificado para Aprovado. Boletos que não forem pagos até sua data de vencimento permanecem com o status Pendente.
Pagamento Aprovado
Esse status indica que o pedido já passou e foi aprovado na análise antifraude nas compras por cartão de crédito. Uma vez nesse status, o pedido está no período de até 14 horas para rodar todas as validações/integrações necessárias, e também o tempo em que o Televendas tentará efetuar um upsell para o mesmo. Os pedidos com o status Aprovado têm seus valores incluídos no Valor a Liberar para saque na sua conta.
Não autorizado
Pedidos via PIX onde seu cliente não finalizou a transação podem ter 2 status: Pagamento Pendente ou Não Autorizado. Ambos significam a mesma coisa: que seu cliente gerou uma chave PIX como método de pagamento, mas não realizou o pagamento do pedido.
Quando um pedido com pagamento por cartão de crédito é negado pela emissora do cartão, ele passa para o status Não Autorizado. Pedidos criados por dentro do sistema (seja pelo Appcall ou pela sua equipe) cujo pagamento não foi processado também possuem esse status.
Análise Antifraude
Pedidos que não são aprovados na análise automática de fraude passam por uma nova análise manual. Dessa forma, muitos pedidos que seriam falsos positivos ganham uma revisão adicional. Durante esse período de análise, eles recebem o status de Análise Antifraude. Caso admitidos, eles têm seu status alterado para Aprovado, e do contrário, Recusado por Risco. O prazo do time para apuração das informações é de até 24h úteis.
Recusado por Risco
Em transações consideradas de alto risco por nossa análise antifraude, o valor da compra é estornado e seu status é atualizado para Recusado por Risco. Pedidos com esse status terão seu valor descontado do painel Análise Antifraude.
Estornado
Um pedido com solicitação de reembolso processada tem o seu status alterado para Estornado. Pedidos com esse status terão seu valor descontado direto do saque ou poderão ser considerados na forma de um débito (caso já tenham sido sacados).
Chargeback
Quando recebemos uma solicitação de chargeback, o status do pedido é atualizado para Chargeback e a Appmax automaticamente envia um e-mail com mais informações. Saiba mais neste artigo.
Chargeback recuperado
Quando a disputa via banco for aceita pelo banco emissor do cartão de crédito ou quando o valor for recuperado via cobrança ativa, sua conta na plataforma será creditada com o valor da transação e o status é atualizado para Chargeback recuperado.
Obs.: Nos casos em que o chargeback é recuperado através da cobrança ativa, será realizada uma retenção de 15% do valor do pedido, devido aos custos administrativos.