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Como acontece a recuperação de chargebacks?

Entenda os processos realizados pela Appmax para recuperação de chargebacks.

 

Para entender melhor o que é um chargeback, leia este artigo.

Quando recebemos uma solicitação de chargeback do banco emissor do cartão de crédito do cliente, o status do pedido é alterado para Chargeback e a Appmax envia automaticamente um e-mail com detalhes da solicitação ao parceiro.

Você não precisa responder a este e-mail. A única ação necessária é verificar se o código de rastreio do pedido está inserido na plataforma, conforme indicado neste artigo.

Caso você venda infoprodutos, o time iniciará a análise do caso assim que o chargeback for solicitado.

Fluxo de disputa de chargebacks

Parceiro confirma se o código de rastreio do pedido está inserido na plataforma.

Equipe Appmax realiza a análise do pedido e inicia a tratativa.

Equipe Appmax realiza a disputa via banco ou cobrança do chargeback a fim de tentar recuperar os valores contestados.

A Appmax possui duas formas para recuperação de chargeback: contestação bancária e recuperação ativa. Confira abaixo, como cada uma ocorre:

Contestação bancária

Essa contestação é feita diretamente com o banco. Enviamos a documentação necessária e a decisão final é tomada pelo próprio banco emissor do cartão de crédito em um prazo de 120 dias.

Se a decisão final do banco for positiva, o status do pedido será alterado para Chargeback recuperado, sem a cobrança de taxas pelo serviço.


Recuperação ativa

A recuperação ativa é realizada por nosso time de Cobrança, que entra em contato com seu cliente por e-mail, WhatsApp e/ou ligação, na tentativa de recuperar o chargeback utilizando formas de pagamento como cartão de crédito, boleto ou pix.

Se a recuperação for bem sucedida, o status do pedido será alterado para Chargeback recuperado. Nesses casos, há uma taxa de 15% sobre o valor recuperado, que será descontada automaticamente do valor.

Se você não quiser que a Appmax faça a recuperação de forma ativa, solicite ao nosso suporte que esse recurso seja desativado.

 

 Lembramos que não é possível realizar a cobrança de clientes que exerceram o direito de arrependimento dentro do prazo legal. Isso significa que nem todos os chargebacks podem ser contestados.

 

Para saber como evitar um chargeback, confira este artigo.

Você também pode entender melhor os status de chargeback dentro da plataforma neste artigo ou saber como um chargeback é debitado na plataforma neste artigo.